Skip to main content
  • Horário de Atendimento: 09:00 às 12:30 / 14:00 às 17:00
  • 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional
  • Email Geral:
  • Imprensa:

Destaques

Atualização de Funcionalidades no Portal da Energia

Informamos que foram disponibilizadas novas funcionalidades no portal, no âmbito dos processos de Autoconsumo – Individual, resultantes de desenvolvimentos recentes da área de Informática, com o objetivo de melhorar a operacionalização, acompanhamento e conformidade com a legislação em vigor.

Estas melhorias destinam-se tanto aos cidadãos como aos colegas da área elétrica responsáveis pela análise e tramitação dos processos.

✅ Principais Novidades

  • 1. Gestão de Inspeção Reprovada e Nova Inspeção
  • 📅 Disponível desde: 10/04/2026
  • Implementação do fluxo que permite dar seguimento a situações em que a inspeção é reprovada, nomeadamente quando existe pelo menos uma cláusula grave.
  • Possibilidade de registo e tratamento de nova inspeção associada ao processo.

2. Nova Inspeção – Aprovada com Cláusulas

  • 📅 Disponível desde: 19/05/2026
  • Permite o registo de inspeções aprovadas com cláusulas não graves, possibilitando ao produtor iniciar a produção, ficando assegurada a correção posterior das cláusulas identificadas como não graves.
  • O processo fica, assim, numa situação de aprovação provisória, até à regularização das não conformidades identificadas.

3. Averbamento de Potência em Reinspeção

  • 📅 Disponível desde: 10/04/2026 e 19/05/2026
  • Funcionalidade que permite o averbamento de potência durante o decorrer dos processos de reinspeção, aplicável aos diferentes cenários implementados.
  • Garante maior flexibilidade e atualização contínua da informação técnica.

4. Atualização da Lista de Cláusulas (conforme DL)

  • 📅 Disponível desde: 19/05/2026
  • Atualização da lista de cláusulas em conformidade com o Decreto-Lei em vigor, assegurando alinhamento legal e uniformização de critérios.

Data/Hora da Notícia: 19/05/2026 18:30:00

Destaques relacionados