Áreas Transversais

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Tecnologias de Informação

 

A Direção de Serviços de Sistemas Informação e de Comunicação (DSSIC) possui diversas responsabilidades no âmbito das tecnologias de informação, comunicação e segurança digital. As suas atribuições incluem a implementação, desenvolvimento e operação de sistemas de informação e comunicação de suporte à atividade da DGEG. Esta área é responsável por garantir a atualização e manutenção dos sistemas existentes, visando uma resposta eficaz às necessidades da DGEG.

 

O desenvolvimento está orientado para arquiteturas que facilitem a desmaterialização e integração da informação dos serviços, promovendo medidas de modernização, inovação e qualidade, com o objetivo de:

 

  • simplificar e facilitar o acesso à informação
  • atentar à necessidade de interoperabilidade entre sistemas e bases de dados da DGEG com entidades do setor energético e ambiental
  • melhorar a integração e troca de informações.

 

A DSSIC é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, de comunicação, de conteúdos multimédia e de aplicações informáticas. Administra e faz a gestão das plataformas informáticas, audiovisuais e de comunicações, assegurando a sua operacionalidade e a disponibilização de serviços estáveis e fiáveis. Além disso, define e aplica regras e normas de uso dos sistemas de informação e comunicação, garantindo a segurança, confidencialidade e integridade das aplicações e dos meios envolvidos.

 

A segurança dos sistemas de informação são também uma prioridade para a DSSIC, tendo a responsabilidade de garantir a segurança dos sistemas da DGEG, respondendo e mitigando eventuais ataques informáticos. Analisa e avalia o desempenho dos sistemas de informação, comunicação e segurança, propondo melhorias, atualização ou substituição, quando necessário. A avaliação da qualidade e adequação dos serviços digitais oferecidos pela DGEG também se encontra no âmbito de intervenção da DSSIC, que propõe medidas de melhoria com base nas necessidades dos utilizadores e na eficiência dos serviços prestados.