União Europeia

União Europeia

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é o órgão legislativo da UE, diretamente eleito pelos cidadãos europeus de cinco em cinco anos, tendo as últimas eleições tido lugar em maio de 2019.
Adota legislação, juntamente com o Conselho da UE, com base em propostas da Comissão Europeia; decide sobre os acordos internacionais, decide sobre os alargamentos e analisa o programa de trabalho da Comissão e convida-a a propor legislação. Tem Poderes de supervisão, exercendo o controlo democrático de todas as instituições da UE; elege o Presidente da Comissão e aprova a Comissão no seu todo; pode votar uma moção de censura, obrigando a Comissão a demitir-se concede quitação, isto é, aprova a forma como o orçamento da UE é gasto, examina as petições dos cidadãos e abre inquéritos, debate a política monetária com o Banco Central Europeu e interroga a Comissão e o Conselho; realiza observações eleitorais. Define o orçamento da UE, juntamente com o Conselho e aprova o quadro financeiro plurianual da UE e debate a política monetária com o Banco Central Europeu.
O número de deputados por país é proporcional à população de cada país. Trata-se de uma proporcionalidade degressiva: nenhum país pode ter menos de 6 nem mais de 96 deputados . Os eurodeputados estão agrupados por filiação política e não por nacionalidade.

 


 

Conselho da União Europeia

O Conselho Europeu define as orientações e prioridades políticas gerais da UE. Os membros do Conselho Europeu são os Chefes de Estado ou de Governo dos 27 Estados-Membros da UE, o Presidente do Conselho Europeu e o Presidente da Comissão Europeia.

 

O Conselho da União Europeia («Conselho de Ministros» ou «Conselho») é a principal instância de decisão da União Europeia. Reúne-se a nível dos ministros dos Estados-Membros, constituindo, assim, a instituição de representação dos Estados-Membros. A sua sede situa-se em Bruxelas, mas o Conselho pode reunir-se no Luxemburgo. As sessões do Conselho são convocadas pela Presidência, que estabelece a ordem de trabalhos.

 

A nível da Política Energética, o Conselho de Ministros Transportes, Telecomunicações e Energia é o órgão de decisão comunitário. Normalmente, ocorrem duas sessões por ano, uma em cada semestre. Caso haja vontade expressa da Presidência que tutela a política nesse semestre e haja matéria ou matérias que obriguem a convocação de uma sessão extraordinária, poderá ocorrer uma sessão informal.  A negociação técnica decorre a nível do Grupo Energia, que é por excelência o órgão de negociação da política energética, tendo um calendário instituído que prevê uma reunião semanal. 

 

A Presidência do Conselho é exercida em regime rotativo pelos Estados-Membros da UE por períodos de seis meses. 

 

Os Estados-Membros que exercem a Presidência trabalham em estreita cooperação por grupos de três, chamados "trios".  O trio fixa os objetivos a longo prazo e prepara uma agenda comum que estabelece os temas e as principais questões que o Conselho irá tratar ao longo de um período de 18 meses. Com base nesse programa, cada um dos três países prepara o seu próprio programa semestral mais detalhado.

 


Comissão Europeia

A Comissão Europeia é o órgão executivo da União Europeia, funcionando de forma independente. Defende os interesses gerais da UE, sendo responsável pela apresentação de propostas legislativas para adoção pelo Conselho da UE e pelo Parlamento Europeu, e pela execução da legislação, das políticas e do orçamento da UE.

A Comissão tem por missão representar e defender os interesses da União Europeia no seu todo e elaborar novas propostas de legislação europeia, que apresenta ao Parlamento Europeu e ao Conselho e assegura a gestão corrente da União Europeia: aplicar as políticas, executar os programas e utilizar os fundos. Atualmente, há um Comissário por cada país da União Europeia, ou seja, 27.

A Comissão gere ainda as políticas europeias, distribui os fundos da UE, garante a aplicação da legislação da União por todos os Estados-Membros, representa a UE a nível internacional e negoceia acordos internacionais em nome da União Europeia.

A atual Comissão tem como Presidente Ursula von der Leyen durante o período 2019 - 2024, a qual lidera uma equipa de vinte e sete Comissários europeus, um de cada Estado-Membro, e decide sobre a repartição das pastas políticas pelos respetivos Comissários (organograma).

O mandato da atual Comissão termina em 31 de outubro de 2024.

Compete ao Presidente definir as grandes orientações políticas da Comissão que permitem aos Comissários delinear objetivos estratégicos e elaborar o programa de trabalho anual.

Todos os Comissários estão em pé de igualdade no processo de decisão e respondem de forma coletiva pelas decisões tomadas. Em geral, as decisões são tomadas por consenso, mas também se pode proceder a votações.
Os projetos de propostas legislativas e não legislativas são apresentados aos Comissários, que depois de aprovadas pelo Colégio de Comissários se tornam propostas oficiais, sendo então enviadas ao Conselho da UE e ao Parlamento Europeu para o passo seguinte do processo legislativo da UE.
A Comissão Europeia ajuda a definir a estratégia geral da UE, propõe novos atos legislativos e políticas da UE, acompanha a respetiva execução e gere o orçamento da UE. Desempenha também um papel importante no apoio ao desenvolvimento internacional e na prestação de ajuda humanitária.

A Comissão Europeia está organizada em direções-gerais que elaboram políticas nas determinadas áreas., sendo os principais objetivos da Direção-Geral de Energia (DG ENER) da Comissão Europeia:

  • Definir uma estratégia para uma energia segura, competitiva e sustentável;
  • Alcançar uma meta europeia de 20% na eficiência energética em 2020 e de 32.5% em 2030;
  •  Alcançar uma meta europeia de 20% nas energias renováveis em 2020 e de 32% em 2030;
  • Garantir o acesso à energia e assegurar o fornecimento energético;
  • Garantir que o fornecimento energético proveniente do exterior da Europa é seguro e acessível;
  • Promover a inovação no domínio das tecnologias limpas e de baixo carbono;
  • Garantir que todos os setores contribuem para a descarbonização da economia, a um custo reduzido para os consumidores;
  • Desenvolver uma infraestrutura de energia moderna, que interligue os mercados regionais;
  • Reforçar a cooperação internacional com os países a nível mundial e as instituições internacionais;
  • Garantir uma utilização eficiente e responsável dos combustíveis fósseis;
  • Garantir uma utilização segura da energia nuclear.

 


Outras Instituições da União Europeia

 

Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE)

 

Banco Central Europeu (BCE)

 

Tribunal de Contas Europeu (TCE)

 

Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE)

 

Comité Económico e Social Europeu (CESE)

 

Comité das Regiões Europeu (CR)

 

Banco Europeu de Investimento (BEI)

 

Provedor de Justiça Europeu

 

Autoridade Europeia para a Proteção de Dados (AEPD)

 

Comité Europeu para a Proteção de Dados (CEPD)

 

Serviço Europeu de Selecção do Pessoal das Comunidades Europeias

 

Serviço das Publicações da União Europeia

 

Agências