União Europeia

União Europeia

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

 

Call 2024 do Programa LIFE, Subprograma LIFE Clean Energy Transition | abril 2024

 

Foi publicada, no dia 18 de abril, a Call 2024 do Programa LIFE, incluindo o subprograma Clean Energy Transition (CET), que convida as partes interessadas que trabalham ativamente na aceleração da transição para as energias limpas e na descarbonização da Europa a apresentarem as suas ideias de projetos. A Call 2024 do LIFE CET tem 15 tópicos de financiamento (ações de coordenação e apoio e projetos de ação normalizados).

As candidaturas ao abrigo dos tópicos que se encontram abertos para financiamento deverão ser submetidas até ao dia 19 de setembro de 2024.

 

Mais informações aqui

 


 

Semana Europeia da Energia Sustentável 2024 | junho 2024

 

A European Sustainable Energy Week (EUSEW) é o maior evento anual dedicado às energias renováveis e ao uso eficiente de energia na Europa. Compreende uma série de atividades com o objetivo de construir um futuro energético seguro para a Europa. Sob o tema 'Competitividade Net-zero impulsionando a transição energética da UE, a European Sustainable Energy Week (EUSEW) visa promover a descarbonização da Europa por meio de tecnologias e soluções verdes em direção a uma transição justa e equitativa para as pessoas e empresas competitivas.
A EUSEW acontecerá em Bruxelas e online, incluirá uma conferência de política abrangendo temas como tecnologias líquidas zero, cidades e cidadãos, energias renováveis, eficiência energética e cooperação internacional. Serão apresentados os Prêmios EUSEW, networking na Feira de Energia e o Dia Europeu da Energia Jovem. Dias Sustentáveis da Energia realizada localmente de abril a junho em toda a Europa, promovendo energia limpa e eficiência energética.
A EUSEW está aberta a organizações internacionais, associações universitárias, autoridades nacionais e locais, associações profissionais, ONGs do desenvolvimento sustentável, associações de consumidores, organizações de pesquisa, projetos financiados pela UE, instituições da UE.


Link: https://sustainable-energy-week.ec.europa.eu/index_en

 


 

Green Week 2024: Rumo a uma Europa resiliente à água | maio 2024

 

O recente aumento das catástrofes naturais, como as secas e as inundações, pôs em evidência a necessidade urgente de resiliência no domínio da água na União Europeia. Em março, a Presidente von der Leyen anunciou o lançamento de uma Iniciativa para a Resiliência da Água para abordar esta questão. A Semana Verde da UE de 2024 centrar-se-á na resiliência hídrica, com o objetivo de estimular o diálogo à escala da UE e propor soluções de colaboração. A conferência durante a Semana Verde abordará temas como a gestão integrada da água, uma economia inteligente no domínio da água, o acesso à água potável e a cooperação internacional. As inscrições para a conferência abrem em abril através do site da Semana Verde.

 


 

Regional workshop - Applied energy research | maio 2024

 

Este é o 1º Workshop Regional do ETIP SNET de 2024, para a descarbonização do setor energético e cumprir o Pacto Ecológico Europeu. O workshop irá focar-se na organização do sistema de energia e nas iniciativas de pesquisa energética na Europa Central. O evento será realizado online via web.


Link para inscrição:
https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/regristrationformregionalworkshop_at2024

 


 

5.ª reunião da Plataforma para a Igualdade no Setor da Energia | maio 2024

 

No dia 16 de maio, em Florença, terá lugar a quinta reunião da Plataforma para a Igualdade, que reunirá membros, signatários e parceiros de projeto para debater os fatores socioeconómicos da discriminação. A reunião está aberta aos membros e signatários, mas outras partes interessadas são encorajadas a candidatar-se para participar. Os interessados em participar podem entrar em contacto por correio eletrónico: ENER-EQUALITY@ec.europa.eu.

 


 

38.º Fórum de Madrid | abril 2024

 

O Fórum Europeu de Regulação do Gás também conhecido como Fórum de Madrid, reúne as principais partes interessadas do sector energético europeu para debater as oportunidades e os desafios relacionados com o desenvolvimento e a descarbonização do mercado interno do gás da UE e a sua integração com outros sectores energéticos. Os participantes incluem autoridades reguladoras nacionais, governos nacionais da UE, a Comissão Europeia, operadores de redes de transporte de gás e eletricidade, fornecedores e comerciantes, consumidores finais, utilizadores de redes, bolsas de gás e ONG que representam a sociedade civil no domínio do clima e da energia. O fórum é organizado uma ou duas vezes por ano em Madrid e o local é cedido pela entidade reguladora espanhola do sector da energia, a Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC) e terá a sua próxima edição nos dias 25 e 26 de abril de 2024.

 


 

The SET Plan -Industry | abril 2024

 

O evento irá ter lugar em Bruxelas com transmissão online. Link para inscrição:

https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/IWGs_cross_cooperation_workshop

 


 

Webinar Smart Networks, Brighter future | abril 2024

 

A reunião ocorrerá via WEBEX, Link para inscrição:

https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/etipsnet_webinar2024