Energia Solar

Energia Solar

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Solar fotovoltaico

Os painéis solares fotovoltaicos são constituídos por células fotovoltaicas, painéis esses que podem ser usados em naves espaciais, edifícios, centrais de produção de eletricidade em sistemas autónomos e em gadgets como calculadoras portáteis. As células são feitas de materiais semicondutores. Quando a luz solar atinge as células, são libertados eletrões dos seus átomos. À medida que os eletrões fluem através da célula, geram eletricidade. Deste modo, faz-se a conversão direta da radiação solar em eletricidade. Tal facto deve-se ao efeito fotovoltaico, que corresponde ao aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, que se deve à absorção da luz.

 

As instalações fotovoltaicas podem ser montadas no chão, no telhado, nas paredes, em estruturas específicas fixas ou mesmo flutuando em superfícies aquáticas. A montagem pode ainda ser usar um rastreador solar para acompanhar o movimento do sol. Assim, os sistemas fotovoltaicos variam de pequenos sistemas montados no telhado ou integrados em edifícios, com capacidades que variam de algumas dezenas a várias dezenas de quilowatts, por vezes par autoconsumo, a grandes centrais de centenas de megawatts em escala de utilidade pública e produção centralizada de energia para a rede.

 

Podem também existir coletores solares fotovoltaico térmicos híbridos que convertem a radiação solar simultaneamente em energia térmica e elétrica. Existem também sistemas concentradores fotovoltaicos que usam lentes e espelhos para focalizar a luz do sol em pequenas células solares, alcançando-se desta forma uma potência fotovoltaica superior.