Energia Solar

Energia Solar

Fale connosco

Av. 5 de Outubro, nº208 1069-203 Lisboa
(351) 217 922 700 / 800

Solar fotovoltaico

Os painéis solares fotovoltaicos são constituídos por células fotovoltaicas, painéis esses que podem ser usados em naves espaciais, edifícios, centrais de produção de eletricidade em sistemas autónomos e em gadgets como calculadoras portáteis. As células são feitas de materiais semicondutores. Quando a luz solar atinge as células, são libertados eletrões dos seus átomos. À medida que os eletrões fluem através da célula, geram eletricidade. Deste modo, faz-se a conversão direta da radiação solar em eletricidade. Tal facto deve-se ao efeito fotovoltaico, que corresponde ao aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, que se deve à absorção da luz.

 

As instalações fotovoltaicas podem ser montadas no chão, no telhado, nas paredes, em estruturas específicas fixas ou mesmo flutuando em superfícies aquáticas. A montagem pode ainda ser usar um rastreador solar para acompanhar o movimento do sol. Assim, os sistemas fotovoltaicos variam de pequenos sistemas montados no telhado ou integrados em edifícios, com capacidades que variam de algumas dezenas a várias dezenas de quilowatts, por vezes par autoconsumo, a grandes centrais de centenas de megawatts em escala de utilidade pública e produção centralizada de energia para a rede.

 

Podem também existir coletores solares fotovoltaico térmicos híbridos que convertem a radiação solar simultaneamente em energia térmica e elétrica. Existem também sistemas concentradores fotovoltaicos que usam lentes e espelhos para focalizar a luz do sol em pequenas células solares, alcançando-se desta forma uma potência fotovoltaica superior.