Cerca de 80 Águas Minerais Naturais (AMN) do território nacional, usadas em termalismo e em engarrafamento, foram alvo de um estudo inovador durante dois anos e meio, com o intuito de alcançar novos contributos científicos sobre estes recursos do domínio público do Estado. A riqueza e o potencial hidromineral de Portugal, bem como a necessidade sentida, ao longo dos últimos anos, de estudar o microbismo natural destas águas, foram a motivação da DSRHG na criação de uma nova estratégia para o desenvolvimento do conhecimento das AMN como “um todo”, permitindo a sua valorização e exploração mais eficaz.
Este projeto multidisciplinar interliga as áreas da geologia, da físico-química e da biologia, sendo considerado desde o início, pela DSRHG, a ferramenta que proporcionará o avanço no aproveitamento destes recursos. As AMN foram, pela primeira vez, caracterizadas ao nível da sua composição microbiana, utilizando a metagenómica como nova abordagem de estudo. Esta metodologia permitiu identificar as comunidades microbianas presentes nestas águas com material genético único e potencial bioatividade, detetar a presença de microrganismos exclusivos como código hidrobiómico das mesmas, assim como isolar e caracterizar os microrganismos viáveis, para melhor entender os sistemas aquíferos como unidades biológicas dinâmicas.
O seminário organizado no Centro de Congressos de Lisboa, no passado dia 10 de dezembro de 2019, contou com 200 participantes, proporcionando o debate sobre o tema entre os concessionários, especialistas e o público em geral. Este evento constituiu um marco na história das AMN, o início de um capítulo, com a apresentação de um novo conceito: “Hidrobiogeoquímica”.
Para acompanhar o projeto e saber mais sobre Águas Minerais Naturais, consulte a plataforma Hidrogenoma.
Atividades desenvolvidas:
- Definição de uma metodologia de estudo e planeamento das atividades ao longo de 2 anos e meio.
- Análise metagenómica, por sequenciação de nova geração, de cerca de 80 águas minerais naturais.
- Identificação de espécies exclusivas e eucariotas.
- Isolamento e identificação de microrganismos viáveis, entre os quais novas espécies.
- Realização do primeiro estudo do transcriptoma de águas minerais naturais para determinar a atividade metabólica indicativa.
- Elaboração de 74 fichas individuais de caracterização geológica e do microbismo natural das águas analisadas.
- Promoção e divulgação dos resultados obtidos entre especialistas e o público no geral.