Divulgação / Documentação

Divulgação / Documentação

Fale connosco

Av. 5 de Outubro, nº208 1069-203 Lisboa
(351) 217 922 700 / 800

Publicações

 

 

Hidrogenoma - Uma Visão Estratégica para as Águas Minerais Naturais (DGEG) - Lisboa, dezembro 2019

 

 

 

 

 

 

Esta publicação visa divulgar os resultados obtidos no projeto Hidrogenoma, que consistiu no estudo pioneiro do microbismo natural das Águas Minerais Naturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Boletim de Minas - Vol. 53 - Edição especial Termalismo de 2018/2019 - "O Estudo Metagenómico das Águas Minerais Naturais tendo em vista o Reconhecimento Científico das Vocações Terapêuticas" (pág. 39-53)

 

 

 

Esta publicação (Boletim de Minas) acompanha, ao longo dos anos, os recursos geológicos nos diversos organismos, onde têm estado organicamente integrados, desde 1910. Trata-se de um veículo de divulgação de toda a atividade extrativa, onde se incluem os depósitos minerais (minas), as águas minerais naturais e de nascente, os hidrocarbonetos (petróleo e gás) e ainda as massas minerais (pedreiras). Inclui também todos os projetos sobre este tipo de recursos que se destaquem pela sua qualidade e/ou relevância do tema.

 

Outras Publicações:

 

Boletim de Minas (vol. 54) - Glossário

Boletim de Minas (vol. 42, nº 2)

Boletim de Minas (vol. 42, nº 1)

Boletim de Minas (vol. 41, nº 2)

Boletim de Minas (vol. 41, nº 1)

Boletim de Minas (vol. 40, nº 2)

Boletim de Minas (vol. 40, nº 1)

 

 

 

 

 

 

Prospecção, Pesquisa e Captação de Águas Minerais Naturais, Recursos Geotérmicos e Águas de Nascente (IGM) - Lisboa, março de 2002

 

 

 

 

 

Esta publicação visa divulgar as comunicações apresentadas em sessões técnicas realizadas com o objetivo de formular orientações e de reunir consensos para a realização de trabalhos de prospeção, pesquisa e captação de águas minerais naturais, recursos geotérmicos e águas de nascente. Estas atividades são essenciais à disponibilização de recursos em condições apropriadas ao seu aproveitamento e valorização, tanto no que se refere à quantidade como à qualidade, uma vez que a utilização racional dos mesmos só é possível se forem conhecidas as suas condições de ocorrência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preservação da Qualidade das Águas Minerais Naturais e das Águas de Nascente (IGM) - Lisboa, julho de 1999

 

 

 

 

Esta publicação visa divulgar as comunicações apresentadas em sessões técnicas realizadas com o objetivo de formular orientações a seguir pelas empresas e pela Administração pública que permitam a preservação, aproveitamento e valorização dos recursos hidrominerais e águas de nascente, numa perspectiva de aumento da qualidade das águas engarrafadas (minerais e de nascente), bem como as utilizadas nos estabelecimentos termais.

 

 

Entre os vários assuntos abordados, destacam-se os Planos de Exploração, os Perímetros de Proteção, o Controlo de Qualidade e a Vigilância Sanitária.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aquilégio Medicinal da autoria de Francisco da Fonseca Henriques (edição fac-similada por IGM) - Lisboa 1998

 

 

 

 

O Aquilégio Medicinal, da autoria de Francisco da Fonseca Henriques, editado pela primeira vez em 1726, constitui o primeiro inventário das águas minerais naturais de Portugal Continental, cujas ocorrências continuam, aos dias de hoje, a ser utilizadas como águas minerais naturais.

 

 

 

Esta obra, que constitui um marco histórico para o património hidromineral do país, permite demonstrar que as ocorrências termais permanecem durante séculos e podem ser aproveitadas, sendo dividida em sete capítulos: Caldas, Fontes Quentes, Fontes Frias, Rios, Poços, Lagoas e Cisternas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras publicações DGEG:

 

Aqui pode pesquisar as publicações dos vários setores da DGEG.