Recursos Hidrogeológicos

Hidrologia Médica: DGEG reforça importância do microbismo natural das AMN | 5 de dezembro de 2025

No dia 5 de dezembro, a Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG) da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Carla Lourenço, participou como docente no curso de pós-graduação em Hidrologia Médica e Climatologia, lecionado pela Universidade da Beira Interior (UBI) no ano letivo 2025-2026, no âmbito da unidade curricular Hidrologia Médica.
Durante a sessão, foi apresentado o projeto Hidrogenoma, abordando o seu estado atual, implicações e perspetivas futuras. Destacou-se que cada Água Mineral Natural (AMN) tem características próprias e únicas, resultantes de um longo e complexo processo, influenciado por múltiplos fatores de natureza geomorfológica, geológica e microbiológica.
A formação sublinhou a necessidade de se constituir uma nova abordagem integrada ao conhecimento das AMN, com a conjugação de fatores hidrobiogeoquímicos. Foi evidenciada a importância do conhecimento do microbismo natural destes recursos como ferramenta essencial para compreensão dos sistemas hidrominerais e potenciar a sua utilização nos domínios da terapêutica e dermocosmética.
Esta intervenção configurou-se como um contributo relevante para o debate técnico-científico, reforçando que reconhecer os sistemas aquíferos como ecossistemas e as comunidades microbianas como parte de um complexo biológico dinâmico, representa uma nova filosofia para a defesa, salvaguarda e valorização das AMN, recursos naturais do domínio público do Estado e parte integrante do património geológico nacional.
A DGEG integra o Conselho Consultivo da APIAM | 12 de novembro de 2025

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), representada por Carla Lourenço, Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos, passou a integrar o Conselho Consultivo das Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), recentemente constituído.
Este órgão consultivo tem como missão promover a participação ativa de parceiros estratégicos na defesa e valorização do setor das águas minerais naturais e de nascente, reforçando a sua importância económica, ambiental e social.
O Conselho é composto por membros individuais e instituições com papel relevante na sociedade. A presença da DGEG assegura um contributo técnico-científico essencial, fomentando o debate, a partilha de boas práticas e a análise rigorosa destas águas, com vista à sua preservação e valorização sustentável.
A DGEG destaca as Águas Minerais Naturais e de Nascente no Dia Nacional da Água | 1 de outubro de 2025

O Dia Nacional da Água celebra-se hoje, dia 1 de outubro, assinalando mais um ano hidrológico.
A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no âmbito da sua missão, visão e estratégia, celebra este dia dando especial destaque às Águas Minerais Naturais (AMN) e às Águas de Nascente (AN), sublinhando a sua relevância nacional.
A água subterrânea é um recurso de inestimável interesse e valor económico, social e político, cuja proteção e preservação são fundamentais para garantir a sua qualidade e disponibilidade.
Entre estas, as AMN, que integram o domínio público do Estado, distinguem-se pelas suas características particulares, como a estabilidade físico-química e a presença de minerais e outros constituintes que lhes conferem potenciais benefícios para a saúde.
Por sua vez, as AN, que constituem um recurso geológico do domínio privado, destinam-se exclusivamente ao engarrafamento, desempenhando um papel relevante neste setor de atividade.
No setor das AMN, a tolerância a desvios de qualidade físico-química e microbiológica é muito reduzida, tornando-se essencial recorrer a captações com características adequadas, que salvaguardem a utilização sustentável do recurso e previnam a sua degradação e poluição.
Os sistemas aquíferos hidrominerais constituem ambientes muito próprios, contendo águas com particularidades inigualáveis, que podem incluir espécies microbianas exclusivas desses ambientes, que constituem o microbismo natural das mesmas.
Conhecer uma AMN implica compreender os sistemas aquíferos e as suas interdependências, tanto à escala regional como local: geologia, hidrodinâmica, hidrogeoquímica e também hidrobiologia.
As AMN são recursos únicos, cuja defesa e promoção da sustentabilidade, preservação e valorização são de extrema importância. A sua exploração promove o desenvolvimento socioeconómico dos territórios onde ocorrem, através de atividades como engarrafamento, termalismo e geotermia. Mais recentemente, tem-se destacado a utilização de AMN na área dos cosméticos, um setor em forte expansão, com potencial para se estender aos produtos dermocosméticos e farmacêuticos. Para tal, é ainda imprescindível desenvolver investigação direcionada e aprofundada, cuja necessidade é amplamente reconhecida.
Festival da Água em Gouveia: Celebração das Águas da Região | 4 de julho de 2025

A Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG) desenvolveu recentemente um folheto dedicado às águas da região de Gouveia, destacando a Água Mineral Natural de Corgas Largas e a Água de Nascente da Serra da Estrela. Neste documento são apresentados dados de produção e uma caracterização abrangente destas águas sob os pontos de vista físico-químico, geológico, hidrogeológico e do microbismo natural, sublinhando o seu valor e singularidade.
De 4 a 6 de julho, no coração da Aldeia de Montanha de Aldeias (Gouveia), decorreu o Festival da Água, um evento que celebra estes recursos através da cultura, saúde, gastronomia e sustentabilidade. Com um programa diversificado, os visitantes desfrutaram de música tradicional, workshops criativos, caminhadas refrescantes, tertúlias e um jantar comunitário.
A DSRHG associou-se a esta celebração, reforçando a importância da preservação e valorização destas águas, elemento essencial da identidade e vida da região.
Apresentação de uma nova perspetiva sobre Águas Minerais Naturais no ThermEcoWat | 8 de abril de 2025

A Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Carla Lourenço, participou no workshop do projeto ThermEcoWat, realizado entre os dias 8 e 10 de abril, nas Termas de São Pedro do Sul. Com a comunicação intitulada "A New Perspective on the Natural Mineral Waters of Mainland Portugal", foi destacado o potencial estratégico das Águas Minerais Naturais (AMN) enquanto recurso natural do domínio público do Estado e parte integrante do património geológico nacional.
Durante a apresentação, foi sublinhada a importância do conhecimento hidrogeológico aprofundado e da monitorização contínua para garantir a proteção e valorização destes recursos. A Oradora evidenciou ainda a necessidade de integrar as AMN nas políticas de adaptação às alterações climáticas, contribuindo para o fortalecimento da resiliência dos ecossistemas ligados às AMN no termalismo.
O workshop inseriu-se no âmbito do projeto europeu ThermEcoWat, que visa promover a sustentabilidade ambiental, social e económica dos estabelecimentos termais, através da gestão eficiente dos recursos hídricos e energéticos.
Esta intervenção foi reconhecida pelos participantes como uma contribuição essencial para o debate técnico-científico e para a valorização dos recursos hidrogeológicos em Portugal continental.
Presença no XX Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas | 24 de janeiro de 2025

Entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2025, decorreu, em Viseu, o XX Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, um evento de referência no setor, que reuniu engenheiros, académicos e especialistas para debater desafios e oportunidades na exploração dos recursos geológicos.
A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) esteve representada por Carla Lourenço, Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos, que apresentou a comunicação "Uma nova perspetiva sobre as águas minerais naturais de Portugal continental". Na sua intervenção, abordou a importância da investigação destes recursos geológicos do domínio público do Estado, por forma a melhor gerir, explorar e valorizar nas suas várias formas de aproveitamento: termalismo, engarrafamento e geotermia.
O evento, que teve lugar no Montebelo Viseu Congress Hotel & Spa, incluiu diversas sessões técnicas sobre temas como prospeção e exploração de recursos geológicos, hidrogeologia, segurança, ambiente e ordenamento do território, entre outros. Paralelamente, contou com um espaço de exposição técnica, promovendo o intercâmbio de conhecimento e inovação no setor.
A participação da DGEG reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável dos recursos geológicos nacionais, contribuindo para o debate e a partilha de boas práticas neste setor.
Cerimónia de Assinatura de Adendas a Contratos de Águas Minerais Naturais | 4 de dezembro de 2024

No âmbito das competências da DSRHG, no que respeita ao conhecimento, conservação, valorização e qualificação das águas minerais naturais e recursos geotérmicos, consignados na legislação portuguesa (Lei n.º 54/2015, de 22 de junho) como recursos geológicos do domínio público do Estado, foram celebrados, em relação ao acompanhamento das atividades de exploração deste tipo de recursos hidrominerais, 6 Adendas a contratos de concessão de exploração.
As Adendas publicitadas estão disponíveis para consulta no website da DGEG, através do seguinte endereço eletrónico.
A assinatura destas Adendas mostra a dinâmica deste setor que continua o seu caminho na gestão, promoção a valorização das águas minerais naturais e recursos geotérmicos.
Parceria com o IST para avanço no estudo do hidrogenoma das Águas Minerais Naturais | 15 de novembro de 2024

No âmbito do Projeto Hidrogenoma, no dia 15 de novembro, a Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG) estabeleceu uma parceria com o Instituto Superior Técnico (IST), visando aprofundar o estudo do microbismo natural das Águas Minerais Naturais (AMN) de Portugal continental. Esta colaboração será com o Laboratório de Análises do IST (LAIST), cuja especialização técnica permitirá avanços significativos nesta investigação.
Para iniciar o trabalho conjunto, foi definido um compromisso mútuo, considerando a confidencialidade dos dados e a proteção de todas as informações técnicas e científicas existentes e as futuramente desenvolvidas sobre estes recursos hidrominerais.
Este acordo de cooperação visa alavancar o conhecimento sobre o microbismo natural das AMN, contribuindo para a valorização destes recursos geológicos e promoção dos setores de atividade representados: termalismo, engarrafamento e geotermia. Os dados e resultados obtidos poderão direcionar a novas aplicações das AMN e à criação de produtos de valor acrescentado derivados das mesmas.
Esta parceria aposta também na formação académica, proporcionando um ambiente prático para o desenvolvimento de competências técnicas e científicas, no qual alunos de mestrado e doutoramento terão a oportunidade de colaborar diretamente, tendo como objetivo a aplicação de novas metodologias, a continuidade do projeto a longo prazo e a sensibilização de estudantes, técnicos e especialistas sobre este tema.
Participação no Ciclo de Seminários “Grandes Desafios e os Recursos da Terra” do IST | 2 de novembro de 2024

Carla Lourenço, Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG) deu uma aula no Instituto Superior Técnico (IST), no âmbito do ciclo de seminários da disciplina curricular “Grandes Desafios e os Recursos da Terra”, pertencente à licenciatura em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos. Subordinada ao tema “O potencial dos recursos hidrominerais e geotérmicos de Portugal continental”, foram abordadas as múltiplas valências das Águas Minerais Naturais (AMN) e dos Recursos Geotérmicos (RG), e o seu papel enquanto recursos geológicos estratégicos e vitais para a sociedade.
O interesse pelo tema, por parte dos alunos, foi notório, tendo a aula terminado com um debate interativo onde foram discutidas diversas questões sobre o aproveitamento e controlo das AMN e dos RG e a evolução do conhecimento sobre estes recursos, com os projetos de investigação que estão a ser desenvolvidos na DSRHG.
Participação no Congresso dos 60 anos da APIAM | 22 de março de 2024

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a DSRHG marcou presença no congresso organizado pela APIAM no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, para comemorar os 60 anos desta associação. Carla Lourenço, Diretora de Serviços da DSRHG, apresentou uma comunicação intitulada "A Pureza Original: Proteção e Sustentabilidade" sobre as águas minerais naturais (AMN) e de nascente na qualidade de recursos geológicos nacionais, diferenciando ambos os recursos ao nível da suas características, potencialidades e gestão, reforçando o papel da DGEG na preservação dos mesmos para garantir uma exploração sustentável nos vários setores que representam, incluindo o engarrafamento. Foi destacada a contínua aposta da DGEG em projetos inovadores que aprofundem o conhecimento destas águas como “um todo”.
Neste congresso foram abordados outros temas com destaque nos benefícios destas águas para a saúde, nas embalagens existentes e a sua sustentabilidade, nas características das AMN portuguesas do ponto de vista geológico, incluindo uma exposição e degustação de águas e, por último, uma mesa-redonda que contou com a presença de várias empresas associados da APIAM que presentearam a plateia com um momento de debate e reflexão sobre os desafios atuais e perspetivas futuras do setor.
A participação da DSRHG reforçou o seu compromisso na valorização, promoção e gestão responsável destas águas, considerando que eventos como este proporcionam um espaço vital para partilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer parcerias em prol da preservação destes recursos e na promoção do setor empresarial do país.
Primeira instalação do novo equipamento de monitorização online | 19 de janeiro de 2024

No passado dia 19 de janeiro, a DSRHG acompanhou a primeira instalação do equipamento de monitorização on-line do Projeto Hidromonitor numa das captações de Água Mineral Natural (AMN) do distrito de Leiria.
A implementação deste sistema de monitorização remota, no âmbito da direção estratégica e gestão operacional dos recursos hidrominerais nacionais, visa o controlo e acompanhamento, tanto da qualidade como da quantidade de água explorada, por captação, em cada uma das concessões.
O sistema permitirá recolher informação, em tempo real, de todas as captações de AMN, para consulta quer da DGEG, quer do concessionário, numa aplicação informática intuitiva com inúmeras funcionalidades, nomeadamente, a gestão de alertas e análise histórica de dados de vários parâmetros que contribuirá para a deteção de problemas e resolução mais rápida dos mesmos, bem como otimizar a exploração do recurso e garantir um controlo mais eficaz.
Esta primeira instalação dos equipamentos e respetivas ligações no terreno, foi um passo significativo no avanço deste projeto, pois será o ponto de partida para as instalações seguintes, após a realização de testes de ligação e monitorização regular nesta captação, cujo impacto será positivo para a gestão sustentável dos recursos hidrominerais.

|
2023 XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica | Termas da Piedade | 11 de novembro de 2023 | participação na sessão III - Hidrologia/Águas Minerais Naturais (AMN) com as apresentações de Carla Lourenço, Rita Pascoal e Carla Midões. |
![]() |
![]() |
2023 Congresso das Termas de Portugal | Caldas da Rainha| 19 e 20 de outubro de 2023 | participação na mesa redonda do painel Água Mineral Natural, Sustentabilidade, Eficiência Energética, Geotermia de Carla Lourenço e Luís Duarte Silva. |
|
2023 Seminário Técnico | ATP - DGEG - DGS | Hotel Olissippo Marquês de Sá, Lisboa | 30 de março de 2023 - apresentações Gestão e Valorização das Águas Minerais Naturais - Transformar dados em conhecimento de Carla Lourenço e Rita Pascoal; Gestão Plataformas Águas e Hidromonitor - Ferramentas de apoio à decisão de Luís Duarte Silva. |
![]() |
![]() |
2022 Congresso Internacional de Turismo Termal (Termatália 2022) | Ourense | 27 a 29 de setembro de 2022 - apresentação Transforming Data into Knowledge at DGEG to valorize thermal tourism de Rita Pascoal e Carla Lourenço. |
|
2021 Cerimónia Aviso 04.1/2018 Fundo de Apoio à inovação (FAI) | São Pedro do Sul | 17 de dezembro de 2021 - apresentação Avaliação do Potencial de Exploração dos Recursos Hidrominerais e Geotérmicos a temperaturas superiores a 25ºC de Carla Lourenço. |
![]() |
![]() |
2021 Congresso Aquaforum - European Mineral Water Research, Innovation and Valorization Forum'21 | Chaves | 18 de junho de 2021 - apresentação Transforming Mineral Water Data into Knowledge at DGEG de Rita Pascoal e Carla Lourenço. (Programa) |
|
2021 Webinar promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem dos Engenheiros | via plataforma Zoom| 6 de maio de 2021 - apresentação Hidrogenoma - o despertar do conhecimento das águas minerais naturais de Carla Lourenço. |
![]() |
![]() |
2020 Seminário do curso de Pós-graduação em Hidrogeologia e Clima | Aqua Village Health Resort & Spa das Caldas de São Paulo (Oliveira do Hospital)| 10 de outubro de 2020 - apresentação Águas Minerais Naturais: do Conhecimento à Gestão, Exploração e Valorização de Carla Lourenço.(Programa) |
|
2019 Congresso Internacional de Termalismo | Chaves | 14 e 15 de novembro de 2019 - apresentação Águas Minerais Naturais - do conhecimento à Gestão, Exploração e Valorização de Carla Lourenço. |
![]() |
![]() |
2017 Jornadas da APRH "Águas Minerais Naturais e Ordenamento do Território | Caldas da Rainha | 18 de maio de 2017 - apresentação Perímetros de Proteção das Águas Minerais Naturais de Teresa A. Cunha. |









