Mercados e mecanismos de capacidade

MIBGAS

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

MIBGAS

A criação e desenvolvimento do mercado ibérico do gás natural, com a consequente integração dos sistemas de gás de Espanha e de Portugal, assume particular relevância para os consumidores e comercializadores de ambos os países.

 

A 8 de Março de 2007 os Governos Português e Espanhol, assinaram o compromisso “Plano de Compatibilização da regulação do sector energético entre Espanha e Portugal”  base para que as entidades reguladoras de Portugal e Espanha começassem a desenhar o modelo do mercado ibérico do gás natural – MIBGAS.

 

Iniciou-se a 16 de março de 2021, na plataforma do MIBGAS, a negociação de produtos de gás natural com entrega em Portugal, depois de aprovadas as respetivas regras pela ERSE e concretizadas todas as alterações e adaptações do operador de mercado e da REN Gasodutos. Nesta data iniciou-se a negociação de produtos do tipo Intradiário, Diário e Fim de semana. A data de início da negociação dos produtos para o Resto do mês e Próximo mês será anunciada em breve.

 

O único requisito que os Agentes do MIBGAS têm de cumprir para negociar os produtos com entrega no VTP é a celebração do Contrato de Adesão às Normas Portuguesas e à autorização do Gestor Técnico Global do Sistema de Gás Português (REN Gasodutos).

 

GUIA DE ACESSO AO MERCADO ORGANIZADO DO GÁS

 

 

 

 

Para saber mais, consulte:

Mercado Ibérico do Gás