Publicações - Relatórios - Estudos

Publicações - Relatórios - Estudos

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Portuguese Climate Data for Building Simulation

 

Portuguese Climate Data for Building Simulation

DEIR Studies on the Portuguese Energy System 006.

Directorate-General for Energy and Geology, Divison of Research and Renewables, Lisbon, Portugal.

First edition on February 27, 2021.

ISBN 978-972-8268-57-2.

 

Este estudo descreve a metodologia de preparação, conteúdos, e processo de fornecimento dos Anos Meteorológicos Típicos (TMY – Typical Meteorological Year) que são utilizados obrigatoriamente no renovado Sistema Nacional de Certificação de Edifícios (SCE 2020), para fins de simulação energética dos edifícios e dos seus sistemas (incluindo AVAC e aproveitamento de energias renováveis).

 

Nesta edição do SCE os dados meteorológicos já não são baseados em processos estocásticos e estatísticos como em edições anteriores, mas sim em reanálises dos campos meteorológicos observados, disponíveis no sítio de Internet do Joint Research Center da Comissão Europeia, em Ispra.

 

Fornece-se uma descrição do processo de seleção dos TMY para o continente (para os arquipélagos do Atlântico, os TMY do SCE 2013 permanecem válidos).

 

Discute-se uma correção de elevação da temperatura desenvolvida para melhor considerar a variabilidade geográfica do clima, bem como uma correção relativa às alterações climáticas que é considerada necessária tendo em conta a longa vida útil dos edifícios.

 

 Apresenta-se o esquema operacional para obter um TMY para um determinado local e apresenta-se a aplicação que foi desenvolvida para esse fim, a disponibilizar brevemente também nesta página de Internet.