Investigação em Energia

Investigação em Energia

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Projeto Strategy CCUS

Sobre o projeto  (https://www.strategyccus.eu/)

 

O STRATEGY CCUS é um ambicioso projeto de três anos financiado pela União Europeia para apoiar o desenvolvimento da energia e da indústria de baixo carbono na Europa do Sul e do Leste. Estamos a focar-nos em oito regiões consideradas promissoras para a captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS). Pretendemos incentivar e apoiar iniciativas em cada região, produzindo planos de desenvolvimento local e modelos de negócio adaptados às necessidades da indústria.

 

Parceiros

A parceria de investigação combina a experiência e a experiência de 17 parceiros de dez países europeus no domínio da captura, utilização e armazenamento de carbono, uma tecnologia considerada crucial para a ação climática. O projeto está a ser coordenado pela BRGM (https://www.brgm.eu/), instituto nacional de ciências da terra da França.

 

Em Portugal são parceiros do projeto a Direção Geral de Energia e Geologia (http://www.dgeg.gov.pt), a Universidade de Évora (https://www.uevora.pt/), a Faculdade de Ciências da Universidade de Nova de Lisboa (https://www.fct.unl.pt/en) e a CIMPOR-Indústria de Cimentos, SA (http://www.cimpor-portugal.pt/).

 

Organização e atividades

Atividades Strategy CCUS

Financiamento

O projeto é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.o 837754.