Skip to main content
  • Horário de Atendimento: 09:00 às 12:30 / 14:00 às 17:00
  • 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional
  • Email Geral:

Destaques

Aliança Europeia para as Matérias-Primas (ERMA - European Raw Materials Alliance)

A DGEG participou em 29/9/2020 no evento de lançamento da Aliança Europeia para as Matérias Primas o qual foi organizado pela Comissão Europeia e contou com a participação de diversas entidades europeias, stakeholders, empresas, associações industriais e ONGs. O vídeo deste evento encontra-se disponível online em https://webcast.ec.europa.eu/erma-launch-european-raw-materials-alliance.

A ERMA surge na sequência da publicação, em 3/9/2020, da nova lista das matérias primas críticas (CRM 2020) e do seu Plano de Ação , incluindo nesta lista, pela primeira vez, o Lítio.

O objetivo principal da Aliança Europeia para as Matérias Primas é promover ações que visem aumentar a resiliência e competitividade da UE ao longo de toda a cadeia de valor, reconhecendo que as matérias primas críticas são vitais para a maioria dos ecossistemas industriais na EU e para uma bem-sucedida transição digital, energética e descarbonização, correspondendo aos objetivos do Acordo verde (Green Deal).

A ERMA pretende fazer uma análise dos desafios atuais e futuros e avançar com medidas para a redução da dependência da Europa de países terceiros, diversificando a oferta de recursos de fontes primárias e secundárias, com aposta na eficiência da economia circular e em padrões de elevada sustentabilidade.

Data/Hora da Notícia: 06/10/2020 12:00:00

Destaques relacionados