União Europeia
Comissão Europeia: Documentos finais de orientação para a implementação da Diretiva Eficiência Energética revista | setembro 2024
A Comissão publicou, a 23 de setembro de 2024, a última de 9 recomendações e documentos de orientação para apoiar o trabalho dos países da UE na transposição da Diretiva Eficiência Energética revista, que entrou em vigor a 10 de outubro de 2023. Os Estados-Membros têm até 11 de outubro de 2025 para transpor os novos elementos da diretiva para a sua legislação nacional.
As publicações destinam-se a facilitar o trabalho das administrações nacionais, clarificando a forma como a Comissão encara os aspetos mais complexos da nova legislação e fornecendo uma abordagem ou modelo comum sobre estes novos requisitos na legislação nacional, em todos os países da UE.
No total, os 9 documentos de orientação publicados abrangem os seguintes aspetos da Diretiva Eficiência Energética, em que são necessárias ações para acelerar os progressos:
- 1. Guidance on the energy efficiency first principle (Artigo 3º)
- 2. Guidance on energy efficiency targets and national contributions (Artigo 4º)
- 3. Guidance on energy consumption in the public sector, renovation of public 4. buildings and public procurement (Artigos 5º, 6º e 7º)
- 4. Guidance on the energy savings obligation (Artigos 8º a 10º)
- 5. Guidance on the energy managements systems and energy audits (Artigo 11º)
- 6. Guidance on consumers related provisions (Artigos 21º, 22º e 24º)
- 7. Guidance on heating and cooling supply (Artigo 26º)
- 8. The guidance on energy services (Artigo 29º)
- 9. The Guidance on national energy efficiency funds, financing and technical support (Artigo 30º)
Mais informação aqui.
Regulamento (UE) 2024/1735 do Parlamento Europeu e do Conselho de 13 de junho de 2024 - Regulamento NZIA | junho de 2024
Foi publicado a 28 de junho de 2024, no Jornal Oficial da União Europeia, o Regulamento (UE) 2024/1735, de 13 de junho de 2024, que cria um regime de medidas para o reforço do ecossistema europeu de fabrico de produtos de tecnologias neutras em carbono e que altera o Regulamento (UE) 2018/1724 (Regulamento NZIA).
Mais informações aqui
Regulamento (UE) 2024/1781 do Parlamento Europeu e do Conselho de 13 de junho de 2024 - Regulamento Ecodesign | junho 2024
Foi publicado a 28 de junho de 2024, no Jornal Oficial da União Europeia, o Regulamento (UE) 2024/1781, de 13 de junho de 2024, que estabelece um regime para a definição de requisitos de conceção ecológica dos produtos sustentáveis. Este regulamento altera a Diretiva (UE) 2020/1828 e o Regulamento (UE) 2023/1542, e revoga a Diretiva 2009/125/CE.
Mais informação aqui
Comissão Europeia: Recomendação (UE) 2024/1344, de 13 de maio de 2024, sobre a conceção dos leilões de energias renováveis | maio de 2024
Este documento fornece orientações sobre a conceção dos leilões para a atribuição de apoio a projetos de energia renovável nos Estados-Membros da União Europeia. O objetivo é garantir que os leilões são eficientes, transparentes e promovem o rápido desenvolvimento das energias renováveis, essenciais para a transição energética e o cumprimento das metas climáticas da UE. Os principais pontos abordados pela recomendação incluem:
- 1. Considerações gerais sobre a conceção dos leilões
- 2. Critérios não relacionados com o preço e sua aplicação como critérios de pré-seleção e de adjudicação
- 3. Utilização de critérios específicos não relacionados com o preço
- 4. Medidas para incentivar a conclusão plena e atempada dos projetos
- 5. Licitação negativa
- 6. Limites máximos das propostas
- 7. Criar condições de concorrência equitativas para as comunidades de energias renováveis e as PME
Mais informação aqui.
Comissão Europeia: Recomendação (UE) 2024/1343, de 13 de maio de 2024, relativa à aceleração dos procedimentos de concessão de licenças para projetos no domínio da energia renovável e infraestruturas conexas | maio 2024
A Comissão Europeia publicou, em maio de 2024, uma recomendação destinada a acelerar os procedimentos de licenciamento para projetos de energias renováveis e infraestruturas conexas. A recomendação, que substitui a Recomendação de 18 de maio de 2022, relativa à aceleração dos procedimentos de concessão de licenças para projetos no domínio da energia renovável e à facilitação dos contratos de aquisição de energia, destaca que a simplificação dos processos é essencial para atingir as metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. O documento também sublinha que os atrasos nos processos de licenciamento podem comprometer o cumprimento dos objetivos climáticos e aumentar os custos dos projetos, colocando em risco a inovação tecnológica necessária para alcançar a transição energética. O documento apresenta recomendações sobre os seguintes aspetos:
- 1. Procedimentos mais rápidos e mais curtos
- 2. Facilitação da participação dos cidadãos e da comunidade
- 3. Melhoria da coordenação interna
- 4. Procedimentos claros, transparentes e digitalizados
- 5. Recursos humanos e competências suficientes
- 6. Melhoria da identificação e do planeamento dos locais para projetos
- 7. Ligação de rede mais fácil e utilização eficiente das redes
- 8. Projetos inovadores
- 9. Acompanhamento, apresentação de relatórios e análise
Mais informação aqui.
Comissão Europeia: Relatório sobre os preços e os custos da energia na União Europeia | março 2024
O relatório da Comissão Europeia sobre os preços e os custos da energia na União Europeia visa transmitir informações abrangentes que permitam compreender a evolução dos preços e dos custos da energia na UE entre 2010 e 2022 e, sempre que existam dados disponíveis, até meados de 2023. Este relatório analisa as tendências dos preços da energia no respeitante à eletricidade, ao gás natural e aos produtos petrolíferos, examinando pormenorizadamente os fatores regulamentares e de mercado e efetuando comparações internacionais. Avalia igualmente a importância e o impacto dos custos da energia para as empresas e os agregados familiares da Europa. Analisa a evolução da fatura das importações de energia da UE, a quota-parte dos custos da energia em determinados setores industriais e o impacto das despesas com a energia nos orçamentos dos agregados familiares. Analisa ainda a importância dos impostos sobre a energia como fonte de receitas públicas.
O relatório deu preferência a fontes estatísticas públicas, completando-as com um conjunto de recolhas de dados específicos. Na sequência do Brexit, o relatório centra-se na UE 27.
Mais informação aqui.
Comissão Europeia: Metas de Redução até 2040 e Gestão Industrial na União Europeia | fevereiro 2024
A Comissão Europeia publicou, em fevereiro de 2024, duas comunicações cruciais: relativa á redução de 90% das emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2040, em comparação com 1990, e sobre a gestão industrial das emissões de dióxido de carbono. Estas propostas, em conformidade com a Lei Europeia do Clima e o Acordo de Paris, requerem um amplo debate e uma proposta legislativa após as eleições europeias. Sublinham a importância dos objetivos para 2030, da competitividade industrial, da transição justa e do diálogo estratégico pós-2030. Estas comunicações irão moldar a trajetória europeia até 2040, dando prioridade às tecnologias limpas, ao crescimento económico e à resiliência climática.
Mais informação aqui.
Comissão Europeia: Relatório Programa Horizonte 2020 | janeiro 2024
A Comissão Europeia publicou, em janeiro de 2024, um relatório que avalia o programa Horizonte 2020 da União Europeia, salientando o seu papel na promoção da investigação, da inovação e do crescimento económico. Ao longo de sete anos, 2014-2020, o programa financiou milhares de projetos, impulsionou avanços científicos e tecnológicos e teve impacto significativo na sociedade. Apesar dos desafios enfrentados, como a integração desigual dos domínios de estudo, o programa revelou-se um êxito e serviu de base para iniciativas futuras, como o Horizonte Europa.
Mais informação aqui.
Plano de Ação da UE para as Redes Elétricas | novembro 2023
A Comissão Europeia publicou um plano de ação da UE para as redes elétricas em novembro de 2023, propondo medidas para acelerar a implementação de redes elétricas na União Europeia. O plano aborda desafios como a expansão, a digitalização e uma melhor utilização, estimando um investimento de 584 mil milhões de euros. Inclui projetos transfronteiriços e um Pacto de Compromisso para envolver as partes interessadas na cooperação.
Mais informação aqui.
Plano de Ação Europeu para a Energia Eólica | outubro 2023
A Comissão Europeia lançou o Plano de Ação Europeu para a Energia Eólica, em outubro de 2023. Centrado nas energias offshore, especialmente na energia eólica, e visa integrar a transição limpa com a competitividade industrial. Com medidas como o licenciamento acelerado e o acesso ao financiamento, procura descarbonizar o sector e alcançar a neutralidade climática até 2050.
Mais informação aqui.
Recomendação da Comissão Europeia - Pobreza Energética | outubro 2023
A Comissão Europeia, em outubro de 2023, recomendou investimentos em eficiência energética e energias renováveis para combater a pobreza energética da EU, alinhando orientações, com a revisão da Diretiva Eficiência Energética, que exige alterações nos Planos Nacionais de Energia e Clima. Sendo que as partes interessadas renovaram também a Declaração Conjunta para o inverno 2023-2024, comprometendo-se a tomar medidas adicionais para apoiar os agregados familiares vulneráveis e que tem dificuldade em aquecer as suas casas.
Mais informação aqui.
Programa de Trabalho da Comissão Europeia para 2024 | outubro 2023
A Comissão Europeia adotou em outubro de 2023, o programa de trabalho para 2024, centrado na redução dos encargos para as empresas e na simplificação dos requisitos de informação. O Programa de Trabalho inclui a continuidade de concretização do Pacto Ecológico Europeu, a implementação do Pacote Europeu da Energia Eólica, a definição de um objetivo climático para 2040 e do Plano de Materiais Avançados.
Mais informação aqui.
Relatório “Metas da UE em matéria de clima e energia” | junho 2023
O relatório do Tribunal de Contas Europeu de junho de 2023, destaca as ambições climáticas da UE, incluindo zero emissões líquidas até 2050. Ao avaliar os progressos realizados na consecução dos objetivos para 2030, aponta para a falta de transparência das informações, especialmente no que se refere aos custos, recomendando uma maior clareza por parte da Comissão para garantir a devida eficiência.
Mais informação aqui.
Auxílios Estatais: Comissão atualiza orientações para as medidas de apoio à transição ecológica | abril 2023
A Comissão Europeia atualizou em abril de 2023, as orientações relativas aos auxílios estatais para apoiar os Estados-Membros na criação de medidas em conformidade com o Pacto Ecológico Europeu. Estas orientações visam impulsionar a transição ecológica e reduzir a dependência da importação de combustíveis fósseis.
Mais informação aqui.
Regulamento (UE) 2022/2577 do Conselho, que estabelece um regime para acelerar a implantação das energias renováveis | dezembro 2022
O Conselho da UE publicou em dezembro de 2022, o Regulamento (UE) 2022/2577 que visa acelerar a implantação das energias renováveis. Estabelece regras de emergência temporárias, por um período de dezoito meses, para o processo de licenciamento, aplicável aos procedimentos iniciados durante a sua vigência.
Mais informação aqui.
REPowerEU: Um plano para reduzir rapidamente a dependência dos combustíveis fósseis russos e acelerar a transição ecológica | maio 2022
A Comissão Europeia apresentou o REPowerEU em maio de 2022, um Plano para reduzir rapidamente a dependência dos combustíveis fósseis importados da Rússia e acelerar a transição ecológica. Este Plano é centrado na poupança de energia, na diversificação das fontes de abastecimento, na promoção eficaz das energias renováveis e na redução do consumo de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes. E destaca os investimentos de 210 mil milhões de euros até 2027 a afetar para o efeito, sendo o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), o seu principal financiador.
Mais informação aqui.
Conclusões gerais do Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre o Relançamento do Fundo Europeu para a Eficiência Energética | novembro 2021
Este relatório destaca os progressos do Fundo Europeu para a Eficiência Energética, destacando a conclusão de doze projetos de infraestruturas de eletricidade e a maioria dos projetos de infraestruturas de gás. Este Fundo constitui um modelo inovador de financiamento da eficiência energética, promovendo receitas e atraindo o investimento privado para a área da energia sustentável.
Mais informação aqui.
Relatório da Comissão Europeia sobre progressos em matéria de competitividade das tecnologias energéticas limpas | outubro 2021
O relatório da Comissão Europeia sobre o progresso em matéria de competitividade das tecnologias energéticas limpas, publicado em outubro de 2021, salienta a necessidade de intensificar a investigação e a inovação no domínio das tecnologias energéticas limpas, a fim de alcançar a neutralidade climática até 2050, destaca igualmente a liderança da UE em matéria de patentes e inovações na luta contra as alterações climáticas.
Mais informação aqui.
Enfrentar o aumento dos preços da energia: um conjunto de medidas de apoio | outubro 2021
A Comissão Europeia publicou em outubro de 2021, um conjunto de medidas de apoio e ação, para enfrentar o aumento dos preços da energia, de curto, médio e longo prazo, abrangendo o apoio de emergência ao rendimento, auxílios estatais e reduções fiscais para atenuar os seus impactos imediatos.
Mais informação aqui.
Lei Europeia do Clima - Regulamento (UE) 2021/1119 | julho 2021
A Lei Europeia do Clima, em vigor desde julho de 2021, visa a neutralidade climática na UE até 2050, com um objetivo de redução de 55% das emissões até 2030. A lei dá ênfase à justiça social, à eficiência de custos e à monitorização regular, procurando o alinhamento e a colaboração entre sectores para alcançar os objetivos climáticos.
Mais informação aqui.
Pacote "FIT for 55" | julho 2021
O Pacote Legislativo "Fit for 55" da Comissão Europeia, apresentado em julho de 2021, visa uma redução de 55% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030. Abarca várias propostas adotadas, desde o comércio de emissões, eficiência energética, energias renováveis, transportes, infraestruturas de combustíveis alternativos e ação social climática, impulsionando a transição para uma economia neutra em termos de carbono até 2050.
Mais informação aqui.
Mecanismo Interligar a Europa (MIE) | julho 2021
O Mecanismo Interligar a Europa, criado pelo Regulamento (UE) 2021/1153 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de julho de 2021, continua a financiar projetos nas áreas dos transportes, digital e energia para o período 2021/2027, com um orçamento de 33,71 mil milhões de euros.
Mais informação aqui.
Estratégia da Europa para a Cooperação Internacional em Investigação e Inovação | maio 2021
A Comissão Europeia publicou em maio de 2021, a Estratégia Europeia para a Cooperação Internacional em Investigação e Inovação, visando reforçar a posição da UE face aos desafios globais. Esta Estratégia sublinha a importância da cooperação multilateral, da ética na inovação e de parcerias equitativas com países como a China, os EUA, a Índia e África.
Mais informação aqui.
Taxonomia da UE | abril 2021
A taxonomia da UE é um instrumento que orienta os investidores e as empresas para atividades sustentáveis.
A Comissão Europeia publicou, em abril de 2021, um Ato Delegado sobre a Taxonomia Climática da UE, que estabelece critérios técnicos para identificar as atividades que contribuem significativamente para dois objetivos ambientais do Regulamento Taxonomia: a adaptação às alterações climáticas e a atenuação dos seus efeitos.
Mais informação aqui.
Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE) | fevereiro 2021
A Estratégia a Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE) da Comissão Europeia visa objetivo converter os edifícios públicos e privados em estruturas de elevada eficiência energética até 2050, combatendo a ineficiência e reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa. A ELPRE inclui ações como, a melhoria da envolvente dos edifícios, a promoção das energias renováveis, a investigação e o desenvolvimento, a rotulagem dos produtos, o combate à pobreza energética e a sensibilização do público. Estas medidas contribuem para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Relançamento da Economia Europeia.
Mais informação aqui.
Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) | fevereiro 2021
O Mecanismo de Recuperação e Resiliência foi criado em 12 fevereiro de 2021, pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, com um orçamento de 672,5 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos para atenuar os efeitos da pandemia COVID-19.
Mais informação aqui.