Internacional

Internacional

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Inauguração do novo Centro Regional de Cooperação da Agência Internacional de Energia (AIE) em Singapura | outubro 2024

 

A AIE e a Singapura inauguraram, a 21 de outubro, o Centro Regional de Cooperação da AIE durante a Semana Internacional de Energia de Singapura (SIEW) 2024, com o objetivo de fortalecer a colaboração energética no Sudeste Asiático. Esta nova estrutura foi formalmente inaugurada pelo Diretor Executivo da AIE, Dr. Fatih Birol, pelo Vice-Primeiro-Ministro de Singapura, Gan Kim Yong, pelo Ministro do Comércio e Indústria, Dr. Tan See Leng, pelo Presidente do Governing Board da AIE, Dr. Anders Hoffmann, e pela Presidente do Standing Group for Global Energy Dialogue da AIE, Ursula Borak.

Este centro representa o primeiro escritório da AIE fora da sua sede em Paris e atuará como um núcleo para as atividades da agência na região, oferecendo apoio à política energética, assistência técnica e formação. Centrado na expansão das energias renováveis e no comércio transfronteiriço de energia, o centro contribuirá para a segurança energética e para os objetivos globais de descarbonização, promovendo o diálogo e a cooperação na região.

A AIE desempenha um papel fundamental no diálogo global sobre energia, fornecendo análises e recomendações para promover um abastecimento seguro e sustentável. A AIE mantém uma sólida cooperação com os países do Sudeste Asiático, especialmente os países associados, e atua como parceiro estratégico da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Desde a adesão de Singapura como país associado em 2016, a AIE tem promovido o desenvolvimento de capacidades e a partilha de conhecimentos na região através de plataformas como o Hub Regional Singapura-AIE e o Fórum Ministerial Singapura-AIE.

 

Mais informações podem ser consultadas aqui.

 


 

Reunião com entidades do setor energético do Uzbequistão | outubro 2024

 

 

A 14 de outubro de 2024, a Direção-Geral de Energia e Geologia acolheu nas suas instalações uma delegação de alto nível do Uzbequistão, integrados numa visita técnica  organizada pelo Banco Asiático de Desenvolvimento e visando  promover o a troca de conhecimentos entre os dois países no setor das energias renováveis.

A delegação uzbeque, composta por representantes de diversas entidades do setor, nomeadamente, as Redes Eléctricas Regionais, a Rede Eléctrica Nacional, o Ministério da Energia do Uzbequistão e o Centro Nacional de Despacho, apresentou o seu  plano de desenvolvimento energético. 

A DGEG destacou a experiência de Portugal na implementação de políticas públicas do setor da energia com foco nas renováveis. 

A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) apresentou abordagens para garantir a flexibilidade da rede eléctrica.

A reunião  entre as entidades de Portugal e o Uzbequistão, permitiu identificar potenciais oportunidades de cooperação na área da transição energética. 

 


 

Missão de São Tomé e Príncipe a Portugal | agosto 2024

 

Realizou-se, de 27 a 29 de agosto de 2024, uma missão de sete técnicos de São Tomé e Príncipe (STP), no âmbito de um projeto em desenvolvimento, entre o Centro da Biomassa para a Energia (CBE) e o governo de STP, relacionado com a instalação de um sistema de pirólise de casca de coco para a produção de carvão vegetal, em STP. O projeto desenvolve-se no âmbito da cooperação no domínio da energia entre Portugal e STP. A missão centrou-se em ações de formação em diversas áreas temáticas do projeto. Pela DGEG participaram João Bernardo e Luís Gil da DSSE, Cátia Brito e Ana Clara Costa da DSRIM. A delegação foi recebida em Lisboa, onde se iniciou a formação, seguindo-se uma visita às instalações do BioRef e do Instituto Politécnico de Portalegre. Teve ainda lugar formação em sala com diversos formadores, nas instalações da sede do CBE, em Miranda do Corvo. E realizada uma visita técnica a uma unidade de produção de carvão.

 


 

Missão Institucional e Técnica a São Tomé e Príncipe | agosto 2024

 

Teve lugar, entre 18 e 24 de agosto de 2024, uma missão a São Tomé e Príncipe (STP) liderada pelo Presidente do Centro da Biomassa para a Energia (CBE), João Bernardo, e dois Diretores de Serviço da DGEG, DSRIM e DSSE. A missão deu início ao estudo de viabilidade e a um caderno de encargos da unidade industrial para a execução de um projeto piloto de produção de carvão vegetal a partir de casca de coco, integrado numa candidatura apresentada ao Fundo Ambiental. Durante a missão foram estabelecidos encontros com a Ministra do Ambiente de STP, Nilda da Mata, a Embaixadora de Portugal em STP, Cristina Moniz, o Presidente do Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento, a responsável pela Cooperação Portuguesa em STP, Paula Pereira, o Diretor do Instituto Marquês de Vale Flor, António Lima, representantes das cooperativas de produtores e exportadores das fileiras do coco e do cacau, e uma ONG. Estas atividades estão alinhadas com o Protocolo de Cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe (STP) nas áreas do Ambiente e da Energia, que foram assinados para promover a transição energética e sustentabilidade ambiental, entre outros, resultando em visitas bilaterais que incluem ações de formação, auditorias, estudos técnicos, entre outras iniciativas de capacitação.

 


 

Cimeira sobre Minerais Críticos e Energia Limpa | setembro 2023

 

A Agência Internacional de Energia (AIE) acolheu a primeira Cimeira internacional sobre minerais críticos e o seu papel nas transições para energias limpas, a 28 de setembro de 2023, em Paris, que se centrou nas medidas para promover o fornecimento seguro, sustentável e responsável de matérias-primas que desempenham um papel central nas transições para energias limpas em todo o mundo. A Cimeira reuniu ministros de países da família AIE e de outros países, incluindo produtores e consumidores de minerais, e empresas, investidores, organizações internacionais e representantes da sociedade civil.
Os participantes partilharam experiências, identificaram os desafios sobre os fornecimentos de minerais essenciais e a linhas de ação para garantir transições energéticas rápidas e seguras. A participação nacional foi assegurada pela Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.

 

Mais informações podem ser consultadas aqui

 


 

Aniversário da UpM | julho 2023

Julho de 2023 constitui um marco significativo para a União para o Mediterrâneo (UpM), que celebra o seu 15.º aniversário. Desde a sua criação, em julho de 2008, a UpM tornou-se uma força vital para o diálogo e a cooperação no Mediterrâneo, moldando e apoiando o desenvolvimento de parcerias regionais em torno de cinco prioridades-chave para o futuro do Mediterrâneo: o ambiente e o clima; o desenvolvimento económico e humano sustentável e inclusivo; a inclusão social e a igualdade; a transformação digital; e a preparação para situações de emergência. A UpM conta com mais de 60 programas de cooperação a nível regional, que resultaram das agendas acordadas pelos países do UpM em mais de 30 reuniões ministeriais. Os projetos e iniciativas apoiados pelo UpM estão alinhados com as prioridades regionais definidas pelos ministros setoriais e são desenvolvidos no âmbito de plataformas regionais sectoriais, criando um quadro único de cooperação na região. Este aniversário representa uma oportunidade única para intensificar os esforços da UpM em resposta aos grandes desafios euro-mediterrânicos. A Presidência da UpM e os Estados-Membros iniciaram reflexão sobre as ações da organização nos últimos 15 anos, para identificar melhorias, reforçar a UM e promover iniciativas e projetos em maior escala.

 

Mais informações podem ser consultadas aqui