Internacional

Internacional

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Abertura de vagas: Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) | novembro 2024

 

Encontra-se anunciado pelo secretariado da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), a abertura de vaga para os seguintes cargos:

  • Diretor -  Planeamento e Modelação Energética, P-5, e
  • Diretor - Inovação e Aplicações de Utilização Final, P-5

O anúncio da abertura da vaga para o cargo de Diretor de Planeamento e Modelação Energética, P-5, foi publicado no dia 12 de novembro e o anúncio de vaga para Diretor de Inovação e Aplicações de Utilização Final no dia 13 de novembro. O exercício de funções de ambos os cargos a concurso será prestado na Alemanha, em Bonn.

Sublinha-se a importância do cumprimento, por parte dos candidatos, da data-limite constante no anúncio oficial para apresentação das candidaturas, dia 11 de dezembro de 2024 para o cargo de Diretor de Planeamento e Modelação Energética, P-5, e dia 12 de dezembro para o cargo Diretor de Inovação e Aplicações de Utilização Final, P-5.

 

Para mais informações, nomeadamente, sobre os processos de candidatura para Diretor - Planeamento e Modelação Energética, P-5 consultar aqui e para o cargo de Diretor -  Inovação e Aplicações de Utilização Final, P-5 consultar aqui.

 


 

Portugal integra a nova Global Commission da AIE para uma Transição Justa

 

Portugal integra a recém-convocada Global Commission on People-Centred Clean Energy Transitions, organizada pela Agência Internacional de Energia (AIE), que por objetivo conceber e aplicar políticas que garantam a partilha ampla e equitativa dos benefícios das transições para as energias limpas, apoiando os decisores políticos na atribuição de prioridade à acessibilidade e à equidade.

A Comissão, co-presidida por Teresa Ribera, Vice-Primeira-Ministra de Espanha e Ministra para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, e Alexandre Silveira de Oliveira, Ministro das Minas e Energia do Brasil, inclui líderes de vários sectores, incluindo governos, organizações internacionais, trabalhadores, grupos indígenas, jovens e sociedade civil. Portugal é representado pela Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho.

A iniciativa foi anunciada pela primeira vez durante a Cimeira Global sobre Transições de Energia Limpa Centradas nas Pessoas, realizada na sede da AIE em abril de 2024. A AIE será o principal coordenador e órgão administrativo da Comissão, fornecendo análises e investigação, conforme necessário. A primeira reunião da Comissão terá lugar em outubro de 2024, na Reunião Ministerial do G20 sobre Transições Energéticas, em Foz do Iguaçu, no Brasil. As questões exploradas pela Comissão terão um lugar de destaque na agenda do G20 este ano e na COP30 no próximo ano, ambas sob a presidência do Brasil.