Publicações - Relatórios - Estudos
Energy Scenarios in support of the National Energy and Climate Plan 2030
![]() |
Energy Senários in support of the National Energy and Climate Plan 2030.
DEIR Studies on the Portuguese Energy System 001.
Directorate-General for Energy and Geology, Divison of Research and Renewables, Lisbon, Portugal.
First edition in December 2019, reviewed in March 2021. 75 pp.
ISBN 978-972-8268-52-7.
Um novo ciclo de planeamento integrado de energia e emissões da União Europeia apelou aos Estados-Membros para que cada um desenvolvesse um Plano Nacional de Energia e Clima para a década 2021-2030 (PNEC), também com uma visão a 2040. Os PNEC deveriam ser compatíveis com objectivos de sustentabilidade energética a longo prazo da União Europeia, bem como com os compromissos muito exigentes de limitação de emissões estabelecidos no Acordo de Paris.
Estes planos tiveram de ser montados e entregues até ao final de 2019, e especificavam a construção de dois cenários principais, Com Medidas Existentes (WEM – With Existing Measures), e Com Medidas Adicionais (WAM – With Additional Measures), o último contendo as novas políticas e medidas do PNEC.
Para apoiar a montagem do PNEC português, o Secretário de Estado da Energia decidiu aproveitar a oportunidade para solicitar à DGEG a montagem de um modelo de energia e emissões de nível nacional totalmente controlado pela Administração Pública, uma vez que até então, todos os exercícios de planeamento a médio e longo prazo foram baseados quase exclusivamente em consultoria.
Este modelo, designado por «JANUS», foi desenvolvido na Divisão de Estudos, Investigação e Renováveis da DGEG. Este modelo é montado sobre o Sistema de Planeamento de Alternativas Energéticas de Longo Alcance, ou LEAP. Trata-se de uma ferramenta de modelização energética «bottom-up», permitindo a modelação das várias tecnologias de procura, transmissão e transformação de energia. Embora o LEAP possa ser executado em modo de busca de soluções de custo-óptimo, foi considerado mais adequado executá-lo em modo de «backcasting»: partindo de objectivos de Políticas Públicas tais como quotas de energias renováveis, tectos de emissões, obrigações de eficiência energética, e examinando apenas um determinado conjunto de cadeias de valor tecnológico selecionadas pela DGEG e/ou indicadas pelo Governo.
Numerosos cenários foram desenvolvidos na DGEG usando o modelo JANUS em versões cada vez mais sofisticadas, de 1.00 a 4.18. Em alinhamento com as opções estratégicas mais gerais do Roteiro de Neutralidade Carbónica 2050, entre 2017 e 2019 foram testadas diversas configurações do sistema energético nacional de forma a alcançar 42%, 45%, 47% e 50% de energia de origem renovável no consumo bruto de energia final – tendo, como se sabe, sido selecionado para o PNEC o objectivo de 47%.
Este documento fornece uma descrição do JANUS, na versão 4.27 que corresponde à sua actualização feita em fevereiro de 2020, e detalha os cenários de emissões de energia do PNEC, i.e. WEM e WAM (47%).
O PNEC foi entregue à Comissão Europeia em 30 de Dezembro, formatado de acordo com o pretendido pela Comissão; mais tarde, foi ligeiramente revisto, e publicado noutro formato como Resolução de Conselho de Ministros nº. 53/2020, de 10 de Julho. Em ambos os casos, não houve oportunidade para incluir todos os pressupostos, raciocínios e dados numéricos dos cenários, daí o interesse adicional do presente documento.