Internacional

Internacional

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

1.º Fórum de Investimentos da África Lusófona | março 2025

 

A DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia, através da Direção de Serviços de Relações Institucionais e de Mercado participou no 1.º Fórum de Investimentos da África Lusófona, que decorreu em Cabo Verde nos dias 13 e 14 de março, e foi organizado pelo IFC - International Finance Corporation do Grupo Banco Mundial.
O evento reuniu mais de 300 participantes de países africanos lusófonos, bem como de Portugal, dos EUA, da Nigéria e do Gana, incluindo altas figuras do Estado, empresas e instituições financeiras. Portugal esteve representado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, AICEP, além da DGEG.
A transição energética, a inovação e o turismo foram temas centrais, tendo sido promovidas várias oportunidades de networking.

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, presente no evento, destacou a necessidade de contextos institucionais estáveis para atrair investimento privado e a importância de reforçar o "Compacto Lusófono", uma parceria entre o African Development Bank Group, a Sociedade Financeira Internacional, Portugal e os seis países africanos lusófonos.
Marcaram presença vários CEO's e diretores de empresas portuguesas, como a Mota-Engil, a Energycom, a AdP - Águas de Portugal, a GreenVenture, a MDOBILITY, a The Navigator Company, a CME - Construção e Manutenção Electromecânica, SA, a ALER - Associação Lusófona de Energias Renováveis, entre outras.

No encerramento, o IFC fez balanço muito positivo do Fórum, concluindo que o desenvolvimento económico de África, reside no investimento do setor privado, sendo necessário conectar as empresas e as instituições, e apostar em parcerias com instituições internacionais com expectativa e ambição.

 


 

Inauguração do novo Centro Regional de Cooperação da Agência Internacional de Energia (AIE) em Singapura | outubro 2024

 

A AIE e a Singapura inauguraram, a 21 de outubro, o Centro Regional de Cooperação da AIE durante a Semana Internacional de Energia de Singapura (SIEW) 2024, com o objetivo de fortalecer a colaboração energética no Sudeste Asiático. Esta nova estrutura foi formalmente inaugurada pelo Diretor Executivo da AIE, Dr. Fatih Birol, pelo Vice-Primeiro-Ministro de Singapura, Gan Kim Yong, pelo Ministro do Comércio e Indústria, Dr. Tan See Leng, pelo Presidente do Governing Board da AIE, Dr. Anders Hoffmann, e pela Presidente do Standing Group for Global Energy Dialogue da AIE, Ursula Borak.

Este centro representa o primeiro escritório da AIE fora da sua sede em Paris e atuará como um núcleo para as atividades da agência na região, oferecendo apoio à política energética, assistência técnica e formação. Centrado na expansão das energias renováveis e no comércio transfronteiriço de energia, o centro contribuirá para a segurança energética e para os objetivos globais de descarbonização, promovendo o diálogo e a cooperação na região.

A AIE desempenha um papel fundamental no diálogo global sobre energia, fornecendo análises e recomendações para promover um abastecimento seguro e sustentável. A AIE mantém uma sólida cooperação com os países do Sudeste Asiático, especialmente os países associados, e atua como parceiro estratégico da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Desde a adesão de Singapura como país associado em 2016, a AIE tem promovido o desenvolvimento de capacidades e a partilha de conhecimentos na região através de plataformas como o Hub Regional Singapura-AIE e o Fórum Ministerial Singapura-AIE.

 

Mais informações podem ser consultadas aqui.

 


 

Reunião com entidades do setor energético do Uzbequistão | outubro 2024

 

 

A 14 de outubro de 2024, a Direção-Geral de Energia e Geologia acolheu nas suas instalações uma delegação de alto nível do Uzbequistão, integrados numa visita técnica  organizada pelo Banco Asiático de Desenvolvimento e visando  promover o a troca de conhecimentos entre os dois países no setor das energias renováveis.

A delegação uzbeque, composta por representantes de diversas entidades do setor, nomeadamente, as Redes Eléctricas Regionais, a Rede Eléctrica Nacional, o Ministério da Energia do Uzbequistão e o Centro Nacional de Despacho, apresentou o seu  plano de desenvolvimento energético. 

A DGEG destacou a experiência de Portugal na implementação de políticas públicas do setor da energia com foco nas renováveis. 

A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) apresentou abordagens para garantir a flexibilidade da rede eléctrica.

A reunião  entre as entidades de Portugal e o Uzbequistão, permitiu identificar potenciais oportunidades de cooperação na área da transição energética. 

 


 

Missão de São Tomé e Príncipe a Portugal | agosto 2024

 

Realizou-se, de 27 a 29 de agosto de 2024, uma missão de sete técnicos de São Tomé e Príncipe (STP), no âmbito de um projeto em desenvolvimento, entre o Centro da Biomassa para a Energia (CBE) e o governo de STP, relacionado com a instalação de um sistema de pirólise de casca de coco para a produção de carvão vegetal, em STP. O projeto desenvolve-se no âmbito da cooperação no domínio da energia entre Portugal e STP. A missão centrou-se em ações de formação em diversas áreas temáticas do projeto. Pela DGEG participaram João Bernardo e Luís Gil da DSSE, Cátia Brito e Ana Clara Costa da DSRIM. A delegação foi recebida em Lisboa, onde se iniciou a formação, seguindo-se uma visita às instalações do BioRef e do Instituto Politécnico de Portalegre. Teve ainda lugar formação em sala com diversos formadores, nas instalações da sede do CBE, em Miranda do Corvo. E realizada uma visita técnica a uma unidade de produção de carvão.

 


 

Missão Institucional e Técnica a São Tomé e Príncipe | agosto 2024

 

Teve lugar, entre 18 e 24 de agosto de 2024, uma missão a São Tomé e Príncipe (STP) liderada pelo Presidente do Centro da Biomassa para a Energia (CBE), João Bernardo, e dois Diretores de Serviço da DGEG, DSRIM e DSSE. A missão deu início ao estudo de viabilidade e a um caderno de encargos da unidade industrial para a execução de um projeto piloto de produção de carvão vegetal a partir de casca de coco, integrado numa candidatura apresentada ao Fundo Ambiental. Durante a missão foram estabelecidos encontros com a Ministra do Ambiente de STP, Nilda da Mata, a Embaixadora de Portugal em STP, Cristina Moniz, o Presidente do Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento, a responsável pela Cooperação Portuguesa em STP, Paula Pereira, o Diretor do Instituto Marquês de Vale Flor, António Lima, representantes das cooperativas de produtores e exportadores das fileiras do coco e do cacau, e uma ONG. Estas atividades estão alinhadas com o Protocolo de Cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe (STP) nas áreas do Ambiente e da Energia, que foram assinados para promover a transição energética e sustentabilidade ambiental, entre outros, resultando em visitas bilaterais que incluem ações de formação, auditorias, estudos técnicos, entre outras iniciativas de capacitação.