Recursos Geotérmicos

Seminário Técnico sobre Energia Geotérmica | 27 de março de 2025

 

O seminário técnico Energia Geotérmica – Um Contributo para a Transição Energética, realizado no auditório do IAPMEI, foi um verdadeiro sucesso, reunindo 116 participantes num ambiente dinâmico e de grande partilha de conhecimento.

 

O evento contou com um público diversificado e multidisciplinar, incluindo representantes da academia (professores e estudantes), técnicos, engenheiros e arquitetos, o que reflete o interesse crescente por este tema.

 

O programa iniciou-se às 14h00 com a acreditação, seguido da sessão de abertura por Paulo Carmona, Diretor-Geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Ao longo da tarde, foram abordados temas fundamentais como a origem da geotermia, por Carla Lourenço (DGEG), a importância dos testes de resposta térmica, por Pedro Madureira (GEOGRADIENTE), soluções com bombas de calor geotérmicas, por Luís Coelho (Instituto Politécnico de Setúbal), um caso de estudo, por João Sousa (Ordem dos Engenheiros Técnicos), a condição “Net-Zero” na transição energética, por Paulo Partidário (DGEG), e o plano estratégico para a geotermia, por Luís Duarte Silva (DGEG). A todos os oradores, o nosso agradecimento pelo valioso contributo técnico e científico.

 

O intervalo incluiu um coffee break cuidado, que proporcionou momentos de informalidade e troca de ideias entre os participantes. A mesa redonda, que contou com a participação de todos os oradores e do Arq. Marco Silva em representação da Ordem dos Arquitectos, tal como a sessão de encerramento marcaram o final de uma jornada inspiradora e tecnicamente enriquecedora.

 

A DGEG agradece a todos os presentes pela participação ativa e entusiasmo demonstrado ao longo do seminário. Iniciativas como esta em muito contribuirão para o desenvolvimento desta tecnologia, que necessita de maior apoio para crescer e afirmar-se no contexto energético nacional.

 


Plano Estratégico para a Geotermia: Um Passo Rumo à Transição Energética | 17 de fevereiro de 2025

 

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) apresenta uma estratégia para o desenvolvimento da geotermia superficial, alinhada com as metas climáticas europeias e nacionais do Plano Nacional Energia Clima (PNEC). A geotermia surge como uma solução sustentável para a descarbonização da economia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e promovendo a eficiência energética nos setores residencial, industrial, de serviços e agrícola.

 

Em 2020, um levantamento do potencial geotérmico das águas minerais naturais com temperaturas superiores a 25°C revelou que estes recursos continuam subaproveitados. A otimização da sua prospeção e exploração pode impulsionar a transição energética, contribuindo para aplicações como aquecimento, arrefecimento e produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS).

 

Para concretizar este objetivo, a DGEG definiu um Plano Estratégico para a Geotermia Superficial, estabelecendo ações que incentivam o aproveitamento sustentável desta fonte de energia. O documento está agora disponível para consulta e download, permitindo que todos os interessados conheçam as diretrizes para o desenvolvimento da geotermia superficial em Portugal continental.

 

 

📄 Aceda aqui ao Plano Estratégico para a Geotermia Superficial.

 


Participação no Seminário “Sistemas Geotérmicos à Escala Urbana” | 19 de julho de 2024

 

A DSRHG participou no seminário "Sistemas Geotérmicos à Escala Urbana: do Planeamento Estratégico à Execução" que ocorreu no Fórum Lisboa no dia 19 de julho, no âmbito do Projeto GeoSustained, que consiste na avaliação da sustentabilidade de sistemas geotérmicos superficiais para Lisboa e estudos de caraterização do comportamento térmico e termomecânico dos solos da cidade.

 

Esta ação de sensibilização das entidades envolvidas, especialistas e público no geral contou com sessões técnicas onde se abordaram as necessidades energéticas das cidades do futuro, o Contrato Climático da Cidade 2030, e planeamento estratégico e conceção dos sistemas geotérmicos.

 

O programa incluiu apresentações sobre sistemas geotérmicos de baixa entalpia e os desafios de implementação, bem como, a prospeção e avaliação de recursos geotérmicos. Falou-se sobre soluções integradas para a climatização de edifícios visando a neutralidade carbónica e, por último, foi exposto um estudo de caso sobre a sustentabilidade dos sistemas geotérmicos no Edifício Phoenix, abordando os aspetos arquitetónicos e de engenharia.

 

O evento terminou com uma sessão de perguntas e respostas, com a participação de Carla Lourenço e outros especialistas, ficando a ideia de que este projeto terá continuidade.

 

2022

Participação no workshop do Projeto GeoSustained - Geotermia superficial: perspetivas de aplicação em contexto urbano em Lisboa | 6 de dezembro de 2022 | Comunicação oral de Carla Lourenço: Recursos Geotérmicos Estratégia e Potencial de Utilização

Vídeo do workshop disponível aqui.

   

2021

Participação na cerimónia de assinatura do auto de consignação da obra para o aproveitamento geotérmico em São Pedro do Sul | 22 de abril de 2021 | Promoção da energia geotérmica nas Termas de São Pedro do Sul.

Vídeo disponível aqui.

   

2019

Seminário de Geotermia | organizado pela FEUP, Porto| 30 de setembro e 1 de outubro de 2019 - apresentação Recursos Geotérmicos - estratégia e legislação de Carla Lourenço.

 

   

2019

VIII Jornadas APG - O novo paradigma energético: Introdução aos sistemas geotérmicos superficiais | FCUL, Lisboa | 20 e 21 de fevereiro de 2019 - apresentação Recursos Geotérmicos Superficiais - estratégia e projeto de legislação de Carla Lourenço.

   

2017

Seminário Internacional de Geotermia | S. Pedro do Sul | 13 de dezembro de 2017 - apresentação Potencial Geotérmico em Portugal Continental de Teresa Arriaga e Cunha e José Alcântara Cruz.