União Europeia

União Europeia

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

Evento conjunto Indicador de Prontidão Inteligente | março 2024

O evento "Smart Readiness Indicator", realizou-se no dia 7 de março de 2024, das 09h00 às 17h45 (hora da Europa Central) e abordou a preparação inteligente dos edifícios europeus. Incluiu uma reunião plenária da Plataforma SRI durante a manhã, seguida de palestras de peritos durante a tarde e de uma exposição de projetos SRI financiados pelos programas LIFE e Horizon. O objetivo é promover o intercâmbio de boas práticas e discutir aspetos técnicos e regulamentares relacionados com a inteligência dos edifícios. O evento foi organizado pelo Smart SquareProject, em colaboração com outros projetos do cluster LIFE CET SRI. 

 


 

UE e ALC: como podemos colaborar para uma transição energética justa? | fevereiro 2024

A Comissão Europeia e a Agência Internacional da Energia organizaram um seminário sobre a colaboração para uma transição energética justa entre a UE e a América Latina, a 21 de fevereiro de 2024, das 16h30 às 19h00 (hora da Europa Central). O evento abordou os desafios e as oportunidades da região, apresentando relatórios e debatendo formas de cooperação.

 


 

Sessões Regionais de Informação e Workshop - Transição para as Energias Limpas do Programa LIFE | setembro 2023

As sessões regionais para divulgação do programa LIFE decorreram nos dias 5, 27 e 28 de setembro nas instalações da Universidade de Évora, na ordem dos Engenheiros no Porto e nas instalações da DGEG em Coimbra, respetivamente. Estas sessões foram organizadas pela DGEG com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), no âmbito do projeto de capacitação LIFE-CAP-PT-II. Da parte da manhã, realizaram-se apresentações por parte de pontos focais nacionais para o LIFE- CET, Isabel Soares e Paula Gomes (DGEG), Ana Vasconcelos (LNEC), bem como de Vanda Pereira (APA), ponto focal nacional do LIFE. Seguiram-se os projetos de sucesso da ADENE, ISR-UC e DECO, que partilharam as suas experiências no domínio do LIFE-CET. Pela tarde, desenvolveram-se os workshops de apoio à elaboração de potenciais candidaturas ao LIFE-CET, subprograma de Transição para as Energias Limpas, assegurados pelo Desafio das Letras (DDL), parceiro deste projeto. Nos três dias, registou-se a participação ativa de representantes da administração central, local e regional, de empresas e entidades do setor energético, de associações profissionais e centros tecnológicos, entre outras entidades.