Internacional

Internacional

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro, nº208 1069-203 Lisboa
(351) 217 922 700 / 800

OCDE - Organization for Economic Co-operation and Development

No final da 2ª Guerra Mundial, os EUA lançaram um plano de ajuda - à reconstrução e desenvolvimento económico dos países europeus de economia de mercado - Plano Marshall. Para gerir a repartição da ajuda foi criada, em 16 de Abril de 1948, a Organização Europeia de Cooperação Económica - OECE - com sede em Paris.

 

Portugal integrou desde logo o grupo de 18 países aderentes.

 

Em 1961, a OECE, abriu-se ao resto do mundo, sendo substituída pela OCDE - Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico, hoje com 34 países membros. A atividade da OCDE prende-se fundamentalmente com o desenvolvimento de trabalhos de consultoria e elaboração de estatísticas em quase todos os domínios da vida económica dos seus membros, ajudando os governos na elaboração das melhores políticas e das melhores práticas conducentes ao desenvolvimento das populações. A globalização trouxe responsabilidades acrescidas, especialmente nas áreas económica e social.

 

Na sequência da crise petrolífera despoletada em 1973, a OCDE impulsionou a criação de uma agência para a energia - Agência Internacional de Energia - destinada a coordenar, naquele período conturbado, as questões relacionadas com o aprovisionamento petrolífero dos países aderentes.

 

No âmbito da OCDE e tendo em vista ajudar os países membros a melhorar as suas performances ambientais, foi criado o programa "OCDE's Environmental Performance Reviews", que tem como principais objetivos:

 

- Ajudar os governos na avaliação dos progressos;

 

- Promover uma política de diálogo contínua entre os países membros, através de um processo de avaliação (peer review); 

 

- Estimular uma maior responsabilidade dos governos dos países membros através da sua opinião pública, com os países desenvolvidos e outros.

 

O nível de performance ambiental é avaliada com base no número de objetivos atingidos a nível nacional e nos compromissos internacionais.