Internacional

Internacional

Serviços Online

Fale connosco

Av. 5 de Outubro 208, 1069-039 Lisboa
(+351) 217 922 700 / 800 - chamada para a rede fixa nacional

 

Cimeira sobre Minerais Críticos e Energia Limpa | setembro 2023

 

A Agência Internacional de Energia (AIE) acolheu a primeira Cimeira internacional sobre minerais críticos e o seu papel nas transições para energias limpas, a 28 de setembro de 2023, em Paris, que se centrou nas medidas para promover o fornecimento seguro, sustentável e responsável de matérias-primas que desempenham um papel central nas transições para energias limpas em todo o mundo. A Cimeira reuniu ministros de países da família AIE e de outros países, incluindo produtores e consumidores de minerais, e empresas, investidores, organizações internacionais e representantes da sociedade civil.
Os participantes partilharam experiências, identificaram os desafios sobre os fornecimentos de minerais essenciais e a linhas de ação para garantir transições energéticas rápidas e seguras. A participação nacional foi assegurada pela Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.

Mais informações podem ser consultadas aqui

 

 


Aniversário da UpM | julho 2023

Julho de 2023 constitui um marco significativo para a União para o Mediterrâneo (UpM), que celebra o seu 15.º aniversário. Desde a sua criação, em julho de 2008, a UpM tornou-se uma força vital para o diálogo e a cooperação no Mediterrâneo, moldando e apoiando o desenvolvimento de parcerias regionais em torno de cinco prioridades-chave para o futuro do Mediterrâneo: o ambiente e o clima; o desenvolvimento económico e humano sustentável e inclusivo; a inclusão social e a igualdade; a transformação digital; e a preparação para situações de emergência. A UpM conta com mais de 60 programas de cooperação a nível regional, que resultaram das agendas acordadas pelos países do UpM em mais de 30 reuniões ministeriais. Os projetos e iniciativas apoiados pelo UpM estão alinhados com as prioridades regionais definidas pelos ministros setoriais e são desenvolvidos no âmbito de plataformas regionais sectoriais, criando um quadro único de cooperação na região. Este aniversário representa uma oportunidade única para intensificar os esforços da UpM em resposta aos grandes desafios euro-mediterrânicos. A Presidência da UpM e os Estados-Membros iniciaram reflexão sobre as ações da organização nos últimos 15 anos, para identificar melhorias, reforçar a UM e promover iniciativas e projetos em maior escala.

Mais informações podem ser consultadas aqui